• Projeto

    Monitoramento Ambiental

monitoramento ambiental pode ser necessário em diferentes fases no processo de avaliação ambiental de uma área com potencial de contaminação (AP) ou uma área contaminada (AC).

Para estes fins é aplicado para avaliar a qualidade ambiental dos meios físicos solo e água subterrânea e água superficial, seja de forma preventiva ou para avaliar o desempenho de medidas de engenharia, medidas de controle institucional, medidas de remediação  e para o encerramento do gerenciamento ambiental de uma área, seja para Reabilitação ou para Reutilização.

O Monitoramento Ambiental pode ser considerado como uma das últimas etapas do processo de Gerenciamento de Áreas Contaminadas, abrangendo a coleta de dados ambientais seguido do processamento, interpretação e geração de informações relevantes sobre a qualidade ambiental a partir da realização de medições e observações especificas, dirigidas a indicadores e parâmetros visando atender questões qualitativa e quantitativamente.

O objetivo do monitoramento ambiental é a amostragem, registros e o acompanhamento temporal das concentrações de substâncias químicas de interesse (SQIs), oferecendo conhecimento e informações básicas para que seja avaliada o comportamento de contaminantes no local.

A elaboração e execução dessa prática em empreendimentos com potencial poluidor são exigidas por lei, e já estão inclusas em condicionantes de licenças ambientais de várias atividades. A Ambsolution possui vasta experiência em atendimento a diversos empreendimentos que necessitam da execução de tal projeto, como Aeroportos, Aterros Sanitários, Aterros de Resíduos Classe I, Indústrias de todos os seguimentos.