Blog

Pesquisar

A preocupação com os impactos que as empresas causam no meio ambiente crescem a cada dia que passa.

Ambos, meio ambiente e setor empresarial, são fundamentais para a existência humana e para o bom funcionamento da economia mundial.

Com o aumento do processo de urbanização e expansão urbana, das atividades industriais e com a modernização dos processos produtivos, foram estabelecidas diretrizes para o uso e ocupação dos solos, licenciamento de empreendimentos, de atividades potencialmente poluidoras e instituiu-se o zoneamento ambiental e socioeconômico para a área urbana.

Dessa forma, tornou-se evidente a atenção necessária para as questões referentes às áreas contaminadas.

Neste artigo, trazemos os principais números do impacto que as empresas causam no meio ambiente.

Para começar, vamos explicar um pouco sobre o conceito de sustentabilidade.

 

O que é sustentabilidade?

Este é um dos temas mais em alta em todos os setores e em todo o mundo.

Sustentabilidade é um conjunto de ideias, estratégias e práticas ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas que, quando colocada em prática, garante a preservação dos recursos naturais em benefício do planeta, dos ecossistemas, do ser humano e de nossas futuras gerações.

Para que ela ocorra efetivamente, é preciso haver harmonia e colaboração de todas as atividades econômicas, produtivas e sociais, promovendo a conscientização da sociedade como um todo.

 

Principais impactos causados ao meio ambiente

A poluição causada por empresas está entre as maiores causas de diversos impactos que agridem diretamente o meio ambiente. Entre os principais efeitos nocivos, estão:

 

Contaminação da água

Muitas empresas despejam toneladas de resíduos tóxicos em rios e mares, tornando a água imprópria para consumo e utilização, causando um grave desequilíbrio ambiental e afetando severamente o ecossistema marinho. 

De acordo com dados do relatório editado pela organização não-governamental Defensoria da Água, a poluição já tomou conta de 70% das águas dos rios, lagos e lagoas do Brasil. 

Isso acarreta em diversos danos à saúde da população que vive em suas proximidades e aos animais que neles habitam.

 

Poluição do ar

As empresas também são responsáveis pelas toneladas de gases tóxicos, como o óxido de enxofre, o óxido de nitrogênio e o monóxido de carbono, lançados na atmosfera. Esses gases pioram a qualidade do ar e são os grandes responsáveis pelas mais diversas doenças respiratórias existentes. 

Para compreendermos a dimensão do problema, dados de uma pesquisa divulgados pelo Ministério da Saúde constatam que as mortes causadas pela poluição do ar no Brasil aumentaram para 14% nos últimos 10 anos.

 

Devastação florestal e alteração da flora e da fauna

Com o crescimento urbano e das indústrias, a devastação florestal e o desequilíbrio da flora e da fauna são, infelizmente, inevitáveis. A redução da mata nativa e a extinção de diversos animais e plantas alcançaram números alarmantes nos últimos anos. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes) e do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), somente entre 2017 e 2018, o desmatamento na Amazônia cresceu em 13,7%. Já apenas entre agosto de 2019 e julho de 2020, esse número cresceu ainda mais, 34%. 

 

Aquecimento global

O aquecimento global acontece em função da junção de diversos fatores que prejudicam diretamente o meio ambiente, além dos já citados acima. 

Há dois tipos de efeito estufa: o natural – vital para algumas espécies, pois mantém a temperatura em níveis que possibilitam o seu desenvolvimento – e o artificial – ocasionado pelas atividades humanas e que impactam nocivamente na temperatura global.

O efeito estufa artificial acontece principalmente devido aos gases tóxicos lançados na atmosfera em função da utilização do petróleo, do gás e do carvão. 

Um relatório divulgado pelo IPCC, (sigla em inglês de Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), apontou que 8% das terras brasileiras já estão sofrendo com os impactos da desertificação causados pelo aquecimento global.

Todos esses fatores refletem na geração de calor mais intenso, chuvas ácidas e mudanças climáticas severas. 

 

Áreas contaminadas no Brasil

Áreas contaminadas são locais ou terrenos em que foi comprovada contaminação causada por quaisquer substâncias ou resíduos nelas depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou infiltrados.

A história das áreas contaminadas no Brasil é repleta de avanços significativos que foram gradualmente conquistados, como a metodologia de identificação, quantificação e ações de mitigação para os mais variados poluentes.

O Gerenciamento de Áreas Contaminadas conta com um processo realizado por etapas que visam a reabilitação das áreas, tornando-as próprias para seu uso seguro:

– Diagnóstico/Avaliação preliminar;
– Investigação confirmatória;
– Investigação detalhada;
– Avaliação de risco à saúde humana;
– Plano de Intervenção;
– Processo de descontaminação/remediação;
– Monitoramento Ambiental.

Todos os procedimentos são baseados na Resolução CONAMA nº 420/2009, que estabelece medidas e direcionamentos para que sejam criadas condições que auxiliem na tomada de decisões a respeito das intervenções mais adequadas.

 

Áreas contaminadas em São Paulo

De acordo com dados levantados pelo Programa Nacional de Recuperação de Áreas Contaminadas, a cidade de São Paulo lidera o ranking de áreas contaminadas, conforme mostram os gráficos abaixo (MMA – 30/04/2019):

 

Áreas contaminadas no Brasil – Estimativa de áreas e origem

Para a CETESB, as áreas contaminadas no Estado de São Paulo estão concentradas na RMSP, São Paulo (capital) e Interior, sendo o último o que corresponde a quase o total de áreas contaminadas de todo o Estado.

É de suma importância que ações de conscientização sejam disseminadas para que as atividades potencialmente poluidoras, sigam as determinações de normas ambientais já existentes, para que suas ações diminuam o impacto ao meio ambiente.

Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe-o para que mais pessoas possam ter acesso e compreensão da dimensão dos impactos ao meio ambiente, por meio desses dados. 

Aproveite e fique atento ao nosso blog para mais artigos como esse. Até a próxima!

 

Pesquisar

Categorias

10 anos da Ambsolution

10 anos da Ambsolution

10 anos da Ambsolution A Ambsolution Engenharia Ambiental comemorou 10 anos de fundação em evento realizado no buffet Cook Hall, em Santo...

ler mais
Selo GPTW

Selo GPTW

Selo GPTW SOMOS GPTW ! Temos o prazer de anunciar que a Ambsolution conquistou o certificado Great Place to Work!!! A certificação tem...

ler mais
O que é a PNRS?

O que é a PNRS?

O Brasil gera 82 milhões de toneladas de lixo por ano e apenas 2% deste total é reciclado no país, segundo o Diagnóstico de Manejo de...

ler mais
× Como posso te ajudar?